Site NetCartas

5 lendas da sinuca que você precisa conhecer

1280px-Ronnie_O'Sullivan_PHC_2011-1-(1)

Cada esporte tem os seus expoentes, gente que faz parecer fácil o que para a maioria é impossível. Com a sinuca não é diferente, e existem aqueles jogadores que marcaram a história pelo talento fora dos padrões.

O ranking internacional da sinuca existe desde 1975 e geralmente traz no topo jogadores europeus, entre ingleses, escoceses e galeses. No ranking oficial, apenas Canadá e Austrália impedem uma dominância completa do velho continente.

Quer saber mais sobre algumas dessas personalidades? Sem problemas! Separamos uma lista dos jogadores que você precisa conhecer.

Ronnie O’Sullivan

sinuca-ronnie-o'sullivan-netcartas

Inglês, nascido em 1975, é uma das grandes celebridades do mundo da sinuca. Conhecido pelo seu estilo rápido de jogar, conquistou, aos 16 anos, o apelido de “The Rocket” (o foguete). Ele também acredita que a melhor defesa é o ataque e foca bastante na tática para ganhar.

Considerado um dos maiores – senão o maior – talento natural do esporte, possui uma marca registrada: embora seja destro, consegue jogar com ambas as mãos com grande destreza. O’Sullivan é capaz, até mesmo, de alternar mãos em uma mesma jogada.

Ray Reardon

sinuca-ray-reardon-netcartas

Dominou as mesas de sinuca nos anos 1970. Entre 1975 e 1981 foi o número um do mundo de acordo com o ranking oficial. Graças aos seus caninos pontudos ganhou o apelido de Drácula, mas o que rendeu mesmo um espaço no hall da fama era o seu conhecimento tático e temperamento durante os jogos, incomparáveis aos outros de sua época. Aliás, ele foi um dos responsáveis por transformar o jogo em entretenimento.

Hoje em dia, Reardon, um senhor de mais de 80 anos, abandonou o universo da sinuca profissional. Os motivos, segundo ele mesmo, foram a perda gradual da visão e – pasmem!  – por ele não conseguir mais vencer. “Se eu não puder vencer, então… até mais!”, disse ele em entrevista em 2000.

Stephen Hendry

sinuca-stephen-hendry-netcartas

Vencedor de 74 títulos profissionais, numa carreira de 27 anos como jogador profissional, o escocês tinha o apelido de “The Ice Man” (O Homem de Gelo), pelo seu jeito: agressivo, focado e constante.

Após uma derrota para Stephen Maguire, Hendry anunciou sua aposentadoria, apresentando como principais motivos a insatisfação com o seu jogo e a dificuldade de equilibrar compromissos competitivos, comerciais e pessoais.

Steve Davis

sinuca-steve-davis-netcartas

Jogador profissional, na ativa desde 1978, o inglês combina sua carreira de jogador com a de comentarista e analista de sinuca da BBC (emissora de TV da Grã Bretanha).

Além de vencer em 28 eventos oficiais para o ranking mundial, Davis foi também o primeiro profissional a ganhar, em uma mesma temporada (1987/1988), a Tríplice Coroa: o Campeonato do Reino Unido, o Masters e o Campeonato Mundial.

Carne Frita

sinuca-carne-frita-netcartas

Walfrido Rodrigues dos Santos, 84 anos, é o expoente brasileiro no mundo da sinuca. Numa época em que o esporte não estava presente na mídia, Carne Frita fazia bonito. Tanto que seu apelido é, até hoje, sinônimo de jogada genial nas mesas pelo Brasil afora.

Embora fosse natural do nordeste (Sergipe), é um dos responsáveis pelo perfil do malandro carioca: vestido sempre de forma impecável, circulava entre Rio e São Paulo pelos bares, fazendo apostas milionárias enquanto se fingia de novato.

Sua carreira sofreu um revés na época em que a sinuca iniciava sua organização no Brasil: em um acidente, teve sua visão prejudicada. Até hoje é possível vê-lo jogando, mas a deficiência visual o impediu de manter o brilhantismo de seu jogo.

Portanto, estude as jogadas destes mestres para, cada vez mais, melhorar o seu jogo. Ah, aproveite também para dar uma praticada virtualmente! Quem sabe seu nome não aparece por aqui?

COMPARTILHE

Posts Relacionados

Pesquisar

Facebook NetCartas

Google Plus NetCartas