Site NetCartas

Conheça as diferenças entre Tranca e Buraco

Tranca e Buraco

O Buraco é um dos mais populares e charmosos jogos de cartas. A Tranca é uma de suas variações. Comum a ambos, como a muitos outros jogos praticados em família e com amigos, está a ausência de campeonatos ou federações para unificar suas regras. Vamos explorar aqui as principais diferenças entre Buraco e Tranca.

Começando pelas semelhanças

Vamos primeiro deixar claro o que estamos falando ao mencionar Buraco e Tranca. Ambos utilizam dois baralhos franceses, sem os coringas (totalizando 104 cartas), podendo ser disputados por 2 ou 4 jogadores, sendo a versão em duplas bem mais popular. Nos dois jogos, os competidores começam com uma mão de 11 cartas, sendo que as descartadas vão com a face para cima para um lugar chamado ‘lixo’ e podem ser recompradas.

Tanto na Tranca quanto no Buraco, existem dois montes de carta chamados de ‘morto’, que só podem ser comprados por um membro de cada dupla e depois de suas cartas na mão se esgotarem. Além disso, se um jogador precisar comprar o morto e não houver nenhum disponível, acaba o jogo. Em ambos, a importantíssima carta ‘2’ serve de coringa, e o mais importante: nas duas modalidades, as duplas competem para formar ‘jogos’, que são sequências de cartas do mesmo naipe.

O 3 dá o nome da Tranca

No Buraco, o ‘3’ é uma carta qualquer. Já na Tranca, eles têm um valor muito especial. Os ‘3’ vermelhos são jogados individualmente (não se misturam) e valem pontos extras, desde que o jogador forme apenas uma canastra (sequência de sete ou mais cartas). Já o ‘3’ preto ‘tranca’ o lixo (daí o nome do jogo), impedindo o próximo jogador de comprar dele na rodada seguinte. Naturalmente, o valor da tranca é infinitamente mais importante no jogo de duplas.

A justificativa

Na Tranca não se pode mexer no lixo de repente. O primeiro jogador a “chafurdar” no lixo deve ‘justificar’ a compra: aquela carta deve ser útil para um jogo que ele já tem na mesa. É uma forma de chamar mais atenção das duplas para o lixo, que como veremos mais adiante recebe uma atenção toda especial na Tranca.

O papel do charuto

Embora muitas variações do Buraco permitam jogos com cartas do mesmo índice (por exemplo, vários valetes), também chamadas de ‘tripas’, esse não é o caso do Buraco que adotamos aqui no NetCartas. Na Tranca, ao contrário, jogos do mesmo índice também são possíveis e valem a mesma quantidade de pontos.

Variações de estratégia

Na hora de jogar Buraco ou Tranca, a essência é a mesma, mas a Tranca tem um ‘twist’ próprio que exige mais atenção. Primeiro, por permitir as ‘tripas’ ou ‘charutos’ além das sequências – o que torna mais jogos possíveis. Segundo, porque quem presta atenção no jogo do adversário pode causar danos críticos ao baixar um ‘3’ preto na hora certa. A Tranca tem um grau a mais de interação entre adversários, e por isso é mais dinâmica (mas não diga isso, claro, para os fãs de Buraco…).

E você, de qual deles gosta mais? Jogue grátis agora: Buraco ou Tranca.

COMPARTILHE

Posts Relacionados

Pesquisar

Facebook NetCartas

Google Plus NetCartas