Site NetCartas

Dominó: saiba mais sobre a história de um dos jogos mais antigos do mundo

Dominó

Certamente você já jogou dominó na sua vida. Um jogo simples, fácil e divertido, ótimo para distrair e fazer as horas passarem mais rápido. Além disso, ele é tão universal quando os dados, o baralho ou damas. Por isso mesmo, muitas gerações têm se entretido com as famosas peças há séculos.

Falando em séculos, o dominó é tão antigo que há mais de uma versão sobre suas origens e percurso histórico até os dias de hoje. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

Origens

As origens do dominó geram muitas dúvidas. Popular entre vários povos, o jogo apresenta diferentes versões sobre seu surgimento e evolução e nenhuma pode ser confirmada até hoje, mesmo pela falta de registros em tempos remotos.

A versão mais aceita é de que o dominó teria surgido na China, inventado por um soldado do imperador Hui Tsung, chamado Hung Ming, que viveu entre 243 e 181 a.C. Há também quem diga que foi um funcionário do imperador que inventou o passatempo. No país, o jogo é conhecido como “kwat p´ai”, expressão que significa “tabletes de osso”.

O dominó chinês traz as 21 combinações que podem ser tiradas no lançamento de dois dados – o que sugere que um jogo veio do outro. Na China, ele ainda daria origem a uma variação mais complexa do jogo, chamada “mah jong”.

No entanto, há estudiosos que consideram que o jogo surgiu em diversas partes do mundo, mais ou menos ao mesmo tempo, dada a sua simplicidade.

Pelo mundo

Acredita-se que o dominó tenha chegado ao Ocidente em meados do século XVIII, quando apareceu na Europa. Supostamente, ele foi introduzido na Inglaterra e na Itália. Nesta última nação, conta-se que era jogado nas cortes de Veneza e Nápoles e que chegou ao país por meio de Marcos Pólo ou de outros viajantes daquele período. Na Europa, as peças eram feitas de ébano, com pontos de marfim que representavam os números. O conjunto tradicional do dominó ocidental, conhecido como sino-europeu, possui um total de 28 peças, marcadas por um número de zero a seis.

O nome “dominó” vem da expressão latina “domino gratias”, que significa “graças a Deus”. O motivo é que as peças, preto e brancas, eram comparadas à gola das vestes usadas pelos sacerdotes, que possuía as mesmas cores. Acredita-se que a frase era dita pelos padres europeus durante o jogo, a cada boa jogada realizada.

A chegada ao Brasil

Foram os portugueses que trouxeram o dominó ao Brasil, lá nos idos do século XVI. O jogo tornou-se um passatempo entre os escravos e, desde então, foi conquistando cada vez mais pessoas. Atualmente, o dominó é jogado no mundo inteiro – mas sua popularidade é considerada maior entre os países da América Latina.

Esse jogo bem simples tem muita história, não é mesmo? O dominó viajou pelo mundo e conquistou países e pessoas por onde passou. As novas gerações continuam a aprender o jogo, o que mostra que seu apelo parece não ter fim. Joque Grátis Dominó no NetCartas.

COMPARTILHE

Pesquisar

Facebook NetCartas

Google Plus NetCartas