Site NetCartas

Guia do iniciante: 4 dicas para ser o campeão de Sueca

unnamed

Para vencer uma partida de Sueca, jogo de cartas muito popular em países como o Brasil e Portugal, é preciso utilizar algumas estratégias. Não basta estar atento às jogadas. É importante conhecer os principais truques para ser o ganhador da partida.

Nesse texto, você confere as principais dicas para se dar bem jogando Sueca. Veja as melhores estratégias para se tornar o campeão entre os seus amigos e vencer, desde partidas na casa de alguém, até (quem sabe?) campeonatos.

Fique com os olhos na mesa

Para ganhar uma partida de Sueca, o jogador precisa fazer o maior número de pontos durante as rodadas, que nesse jogo são chamadas de vazas. Para isso, a dica é ficar de olho nas cartas que foram descartas na mesa, a cada vaza. Assim é possível identificar e/ou deduzir quais cartas estão com cada adversário.

Além disso, observando atentamente o jogo, você pode tentar induzir os demais competidores a jogadas que lhe favoreçam, ou ainda implicitamente indicar ao seu parceiro suas próximas jogadas. Vale lembrar que embora jogada em duplas, a Sueca não permite a comunicação entre os parceiros.

Mantenha o trunfo nas mãos

Outra dica importante no sueca é manter sempre um trunfo em mãos. Comece descartando as cartas menores e menos importantes do seu jogo. Por exemplo, se você tem um Ás e uma carta menor do mesmo naipe, mantenha o Ás consigo, porque você já saberá que nenhum outro jogador poderá vencê-lo naquela rodada. Quando outros jogadores perceberem que você descartou cartas de um determinado naipe, eles terão que utilizar a tática de abrir o jogo para naipes diferentes.

No entanto, começar descartando as cartas “trunfo” também é possível, desde que você tenha várias outras boas cartas em mãos. Assim, você apresenta um jogo que aparentemente deixa seus adversários “destrunfados”.

Linguagem em códigos

Como na Sueca a comunicação entre parceiros é vetada, é importante conhecer uma espécie de código que permeia o jogo. Dessa forma, você consegue se comunicar com o outro jogador sem trocar sequer uma palavra. Uma dica importante é a de que, nesse jogo, eliminar uma carta mais baixa é uma maneira de informar ao companheiro de jogo que você tem um trunfo nas mãos.

Caso seu parceiro descarte um Ás, jogue sempre sua maior carta daquele mesmo naipe. Além disso, observe sempre a puxada dele e, se possível, volte nela, repetindo a jogada.

Atenção com a carta seca

Nunca puxe a carta seca na primeira jogada, sem que você tenha um trunfo. Além disso, só puxe a carta dois se ela for a carta seca. Evite voltar na puxada do seu adversário e busque fazer a jogada “el mago”, que induz o adversário a pensar que você tem uma carta seca e não imaginará que você pode ter um Ás em mãos.

Você conhecia essas dicas? Deixe seu comentário falando sobre as estratégias que costuma usar para vencer na Sueca. Aproveite também para compartilhar esse texto com seus amigos e tornar os jogos mais divertidos e profissionais!

COMPARTILHE

Posts Relacionados

Pesquisar

Facebook NetCartas

Google Plus NetCartas