Site NetCartas

Guia do iniciante: 5 dicas para ser campeão de Buraco

Buraco

O Buraco, também conhecido como “biriba”, é um dos jogos de baralho mais populares do Brasil. O objetivo é marcar pontos fazendo combinações (também chamadas “jogos”) de cartas do mesmo naipe ou índice. Como qualquer jogo popular, ele tem muitas variações em suas regras. Neste guia apresentaremos 5 dicas para você ser um campeão em todas as mesas de Buraco – inclusive, claro, na mesa online aqui do NetCartas!

1. Saiba bem as regras

O Buraco é normalmente jogado em duplas, que trabalham em conjunto para formar combinações de cartas e faturar mais pontos que a dupla adversária. A cada rodada, você tem duas ações obrigatórias: comprar uma carta e descartar outra. Seu objetivo é formar sequências de cartas do mesmo naipe (também chamadas ‘seguidas’) e, em muitas versões do jogo, também vale, como no pôquer, juntar cartas do mesmo índice (ex. vários valetes), também chamadas ‘tripas’.

Você pode baixar um jogo a partir do momento em que tiver pelo menos três cartas formando uma sequência (ex. sete, oito e nove). Para facilitar a visualização, as ‘seguidas’ são dispostas na mesa horizontalmente e as ‘tripas’ na vertical. As combinações são colocadas próximas a apenas um dos jogadores da dupla, já que eles trabalham em sintonia para ‘engordá-las’ ao longo do jogo. Uma combinação de sete ou mais cartas é chamada ‘canastra’ e vale muitos pontos.

2. Saiba o poder do ‘2’

O Buraco pode ou não admitir o coringa tradicional do trabalho, mas uma coisa é certa: se é Buraco, as cartas ‘2’ de qualquer naipe servem como coringa, são “pau para toda obra”. Note que uma canastra com coringa (chamada de “suja”) vale menos que uma canastra “limpa”, com as cartas originais. Uma coisa é certa: nunca descarte um ‘2’.

3. Jogue cedo

No começo, quando você está se acostumando com as regras, o melhor é baixar seus jogos na mesa o mais rápido possível. Assim você visualiza melhor quais cartas precisa, além de jogar com menos cartas na mão. Sua dupla também entenderá sem esforço o que você está fazendo. Só não cometa a besteira, claro, de baixar rapidamente jogos ‘sujos’, com ‘2’. Guarde-os para os momentos em que o jogo começa a se definir.

4. Dê uma fuçada no lixo

A pilha de descarte é chamada de ‘lixo’ ou ‘bagaço’, e é um dos elementos centrais do jogo. É aqui que seus adversários revelam o que é menos relevante para eles. Se eles constantemente descartam cartas de índice baixo, por exemplo, é porque buscam formar uma seguida com valores altos – e exatamente por isso você não deve premiá-los descartando um ’10’ ou um rei. Além disso, enquanto você nunca pode ter certeza do que sacará do monte, as cartas do lixo são visíveis e podem conter a chave para sua próxima sequência. Aqui vale a máxima: recicle.

5. Desenvolva química com sua dupla

Como no Truco ou qualquer jogo de dupla, a química é fundamental. Sinais e códigos (de preferência indecifráveis pelos adversários) são fundamentais para preparar em segredo aquela batida perfeita. Experimente jogar partidas de 1×1 com a sua dupla antes da próxima partida 2×2, para que vocês troquem ideias sobre como gostam de jogar.

E aí, gostou deste texto? Então que tal uma partidinha de Buraco?

 

COMPARTILHE

Posts Relacionados

Pesquisar

Facebook NetCartas

Google Plus NetCartas