Site NetCartas

Guia do iniciante: 5 dicas para ser o campeão de Truco

Nada mais divertido e tradicional em uma festa entre amigos do que uma rodinha de truco, não é mesmo? Só quem não sabe jogar é capaz de dizer o quanto é ruim ficar de fora dela, vendo toda aquela animação e gritaria acontecer sem poder participar. Então, que tal começar a se aventurar na jogatina e, melhor ainda, se transformar no campeão da turma? Confira as dicas abaixo e saiba como pegar os “marrecos” da mesa.

1. Descubra a dupla perfeita

Talvez o Truco seja o jogo que mais exija química entre parceiros. Portanto, é fundamental que você encontre alguém com quem consiga se comunicar apenas com o olhar ou uma pessoa que você entenda a forma de jogar e se identifique; assim, ficará fácil prever as próximas jogadas um do outro. Uma vez que você descobrir a sua dupla ideal, o sucesso a cada partida será garantido.

2. Domine os sinais

Os códigos corporais já são clássicos no Truco e saber como fazê-los e o que significam é uma ótima vantagem. Existem os tradicionais, que a grande maioria dos jogadores conhecem: piscar um dos olhos para falar que tem um Zap em mãos; colocar a língua na lateral interna da boca para uma carta de Espadilha; levantar as sobrancelhas quando tiver Copeta; mostrar a língua para sinalizar uma mão de Pica Fumo e levantar um dos ombros para dizer que está com um 3.

Dominando estes sinais, você conseguirá entrar em qualquer roda de Truco com diferentes parceiros. Mas nada impede que você e aquela sua dupla fiel, que estão sempre juntos em uma partida, desenvolvam códigos próprios, que ninguém poderá decifrar. Entretanto, para qualquer uma dessas escolhas, é importante lembrar de ter muita discrição na hora fazer um sinal para o seu parceiro. Nada de entregar o jogo por um descuido bobo!

3. Domine os naipes

É comum iniciantes se perderem nos valores dos naipes e cartas. Logo, pular esta fase amadora é uma ótima saída. Decore toda a parte teórica para não acabar confuso e pedir “truco” com uma carta de ouros (Pica Fumo) nas mãos, sabendo que seu adversário está com outras cartas de números e naipes melhores, por exemplo. Lembre-se sempre da ordem: 4,5,6,7,Q,J,K,A,2,3 – Ouros (Pica Fumo), Espadas (Espadilha), Copas (Copeta) e Paus (Zap).

4. Tenha malícia

Assim como no Poker, para ser um bom jogador de Truco é preciso saber deixar o adversário em dúvida sobre as cartas que você tem em mãos. Para isso, nada melhor do que uma boa dose de confiança em si mesmo. Por mais que você não seja tão confiante assim, em uma partida precisa ser diferente; nela você terá que convencer a todos na mesa de que as suas cartas são as melhores entre todos os jogadores, por mais que não sejam.

Portanto, não faça nenhum tipo de reclamação, não dê nenhum sinal de lástima quando pegar as cartas pela primeira vez e, o mais importante, aprenda a blefar. Se você blefar na hora certa e de forma convincente, seu adversário ficará com receio de pedir “Truco”, por exemplo. Contudo, não utilize o blefe com tanta frequência a ponto de os outros jogadores entenderem o seu jogo.

5. Não aceite todos os trucos

Esta é uma dica importante. O Truco é um jogo desafiador e conforme os adversários se desafiam mais, a diversão também fica maior. No entanto, tenha em mente que não vale a pena aceitar todos os pedidos de “truco” do seu oponente só pelo gostinho do desafio. Se você não tem certeza sobre a força de suas cartas ou acha que o outro jogador realmente tem cartas melhores que as suas, fuja da rodada em questão. O pedido pode até acabar sendo um blefe, mas só aceite-o se suas cartas forem incentivadoras.

Gostou das nossas dicas? Então aplique-as no seu jogo e depois volte ao nosso blog para nos contar seus resultados! Jogue Truco Online!

COMPARTILHE

Posts Relacionados

Pesquisar

Facebook NetCartas

Google Plus NetCartas