Site NetCartas

Guia do iniciante: 6 dicas para ser o campeão de Tranca

tranca1

Você já sabe jogar Tranca e acha super divertido, mas que tal se tornar um expert no assunto? Mesmo que você já tenha experiência, talvez não conheça todos os macetes necessários para se tornar um grande jogador.

Ficou interessado? Então acompanhe a seguir seis dicas que te ajudarão a se tornar o campeão em qualquer partida de Tranca da qual você participe!

1 – Não baixe seu jogo no comecinho da partida

Se você tiver três cartas iguais e já quiser baixá-las, talvez seja melhor esperar um pouco. Pode ser que no monte tenha uma carta essencial para que você consiga dar sequência no jogo.

Por exemplo: se você tem um 4, 5, 6 e 8, de repente no lixo ou no monte esteja o 7 e assim você estará mais perto de fazer uma canastra. Por isso, tenha cautela – ainda mais se você estiver jogando em parceria.

2 – Calma na hora de utilizar o curinga

É claro que você não esperará o jogo todo para baixar as cartas, sempre no aguardo por outras melhores. No entanto, se usar o curinga logo no comecinho, você pode perder a oportunidade de fazer uma canastra limpa ao ter de comprar o lixo, o que te garantirá menos pontos no final.

Além do mais, pode ser que esse curinga seja muito mais necessário depois ou até imprescindível para ajudar o parceiro, se estiver jogando em dupla.

3 – Fique de olho no lixo

O lixo significa sempre a possibilidade de completar o jogo, ou de novas canastras. Por isso, sempre fique de olho nos descartes. Até porque só o lixo de cima ficará exposto.

Só não se esqueça de que na hora de pegar o lixo você precisará, obrigatoriamente, de inseri-lo no seu jogo. Portanto, não se afobe lembrando de uma carta boa, mas que está no final desse monte.

4 – Atenção com o jogo do adversário

É importante ficar atento ao jogo do seu adversário para não conceder cartas importantes a ele. Do contrário ele poderá aumentar a pontuação e até mesmo bater antes de você.

Fique também atento às cartas que ele compra do lixo e às que descarta. Assim você saberá como poderá atrapalhá-lo e, claro, se beneficiar disso.

5 – Não fique com apenas uma carta nas mãos

Ficar com apenas uma carta na mão pode entregar o seu jogo. Afinal, o adversário saberá que você não tem como se desfazer dela. Uma carta na mão significa ainda que você está dependente do adversário.

6 – Cuidado com a pressa em pegar o morto

Ao pegar o morto você estará mais próximo de bater. No entanto, se baixar jogos usando curingas e quebrando a possibilidade de fazer canastras limpas só para pegar essa nova leva de cartas, pode acabar com uma contagem de pontos menor do que a do adversário.

Na Tranca, além de terminar as cartas primeiro, não se esqueça que será necessário pontuar!

Com essas seis dicas, você já sabe como se tornar um campeão de Tranca, jogo que exige paciência, um pouco de sorte e estratégia. Gostou das nossas sugestões? Tem outras? Comente e comece agora uma partida!

 

COMPARTILHE

Posts Relacionados

Pesquisar

Facebook NetCartas

Google Plus NetCartas