Site NetCartas

Guia do iniciante: 8 dicas para ser o campeão de Sinuca

sinuca1

A Sinuca é um dos esportes mais elegantes que se tem. É muito legal mostrar a habilidade com o taco sobre a mesa de pano verde. Outra parte do seu charme está em sua discrição: qualquer pessoa, independentemente da aparência ou do porte físico, pode ser uma ótima jogadora de Sinuca – o resultado só aparece depois da primeira tacada.

Confira 8 dicas para ser um campeão da Bola 8!

1. Escolha o taco certo

Um taco menor, mais leve e mais fino pode ser mais fácil de manusear. O importante é escolher um com o qual você se sinta confortável e que fique bem firme nas suas mãos.

2. Olho no lance

Segure a parte mais grossa do taco com sua mão dominante, a palma para cima. Descubra assim o ponto de equilíbrio do taco. Você quer segurá-lo cerca de uma polegada (2,5 cm) atrás desse ponto. Para dar a tacada, incline para frente a perna oposta à mão dominante (a esquerda, se você for destro). O taco deve estar quase paralelo à mesa para você ter mais controle.

3. Seja educado

Não se põem os cotovelos à mesa na hora do jantar. Na sinuca, vale a mesma regra. Só jogadores mais experientes conseguem manter o controle total das tacadas com cotovelos apoiados sobre a mesa.

4. Saiba “nadar”

Imagine que você dará aquela braçada na piscina: acelere o movimento do seu braço à medida em o taco se aproxima da bola. Não “freie” até bater.

5. Não torça o giz

Passe giz na ponta do taco antes de todas as jogadas como se passasse um pincel. Não torça o giz com violência como você vê nos quadrinhos.

6. Saiba o valor da tacada natural

Um sinal de amadorismo é não dar nunca a tacada natural, com força média. Os eternos iniciantes sempre escolhem entre duas opções: ou disparam com força total ou dão aquele toque tão delicado que não ajuda nem para formar a posição da próxima jogada. É preciso coragem e saber onde você quer chegar para dar tacadas na medida certa. Na verdade, o estudioso de sinuca Matthew Sherman defende que um jogador precisa treinar apenas três forças de tacada (fraca, média e forte) e usar as mesmas três consistentemente.

7. Tenha persistência

Siga em seu objetivo. Mantenha-se focado em encaçapar sua atual bola até o amargo fim. Assim você desenvolve sua visão de jogo. Se você ainda está se fazendo perguntas ao se inclinar com o taco na mão, você não está jogando direito.

8. Na dúvida, não piore o jogo

A maior chance é de que seu adversário não seja tão melhor do que você: do contrário, a partida se encerrará em poucos minutos (especialmente no Brasil, onde jogamos uma variedade mais curta e com menos bolas). Se você encontrar uma situação na qual a posição da bola branca está muito ruim para você, tente uma tacada mesmo assim. Do contrário, seu adversário pode reposicionar a bola branca, o que é uma grande vantagem (especialmente contra jogadores fracos).

Empolgado para jogar? Então que tal uma partidinha GRÁTIS de Sinuca?

COMPARTILHE

Posts Relacionados

Pesquisar

Facebook NetCartas

Google Plus NetCartas