Site NetCartas

Qual o significado das imagens das cartas de baralho?

Rei, dama, valete, curinga… Todo mundo conhece as figuras do baralho, mas será que sabem quem elas representam? Por mais que conheçamos a ordem das cartas em cada jogo, geralmente ignoramos algo bem interessante: o significado das imagens que as ilustram.

Pensando nisso, elaboramos um artigo campeão explicando a origem de cada uma das figuras que enfeitam o nosso bom e velho baralhinho. Ficou curioso? Então acompanhe-nos!

Rei de Ouros

O Rei de Ouros representa Júlio César, militar e governante romano. Nascido em 100 a.C. e falecido em 44 a.C., ganhou notoriedade pelas importantes conquistas militares enquanto esteve no poder. Na carta, geralmente ele empunha um machado, que simboliza as legiões romanas.

Rei de Espadas

Faz alusão a Davi, rei de Israel. Seu reinado durou entre 1003 a.C. e 971 a.C. É reconhecido como o maior rei israelita e dono de vários dons, como da música e da poesia.

Rei de Copas

Este representa o rei Carlos Magno. Foi rei dos francos e imperador do Ocidente. Nasceu em 742 e morreu em 814, e passou à história pelas campanhas militares e habilidades políticas.

É o único rei das cartas que não possui bigode e, geralmente, é representado com uma espada atravessando a cabeça, o que o deixou conhecido no jogo como “Rei suicida”. A razão disso é que, em baralhos mais antigos, ele vinha portando um machado. Mas cópias mal feitas fizeram com que o machado parecesse estar cortando a cabeça do rei, o que inspirou a versão da espada que atravessa seu crânio.

Rei de Paus

O Rei de paus é Alexandre, o Grande, que foi príncipe e rei da Macedônia. É o mais célebre conquistador do mundo antigo, tendo reinado entre 336 a.C. e 323 a.C.

Dama de Ouros

Esta é Raquel, esposa de Jacó. Trata-se de uma personagem bíblica.

Dama de Espadas

É a deusa Atena. Na mitologia grega, é a deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da estratégia em batalha, das artes, da justiça e da habilidade. Atena é um dos doze deuses olímpicos.

Dama de Copas

A Dama de Copas é Judite, personagem da Bíblia católica. No “Livro de Judite”, do Antigo Testamento, ela seduz e mata Holofernes, capitão do exército de Nabucodonosor, que invadira e dominara terras de Israel.

Dama de Paus

Trata-se de Elizabeth I, rainha da Inglaterra entre 1558 e 1603, ano de sua morte. Seu reinado foi o mais próspero da dinastia Thudor.

Valete de Ouros

Este é Heitor, príncipe de Troia. Na mitologia grega, é um dos maiores guerreiros da Guerra de Troia.

Valete de Espadas

O Valete de Espadas é o cavaleiro Hogier, o Dinamarquês, primo de Carlos Magno – o Rei de Copas.

Valete de Copas

Este é Étienne de Vignolles, conhecido como La Hire, que foi comandante militar da França durante a Guerra dos Cem Anos.

Valete de Paus

Este valete é Sir Lancelot, personagem das histórias do Ciclo Arturiano. Para outros, é Judas Macabeu, um guerreiro hebreu.

Curinga

O famoso Curinga, ou Joker, pode representar os palhaços dos castelos medievais, os “bobos da corte”. Para alguns, sua origem está no baralho italiano, numa carta chamada “Louco”, sem nome e sem número. Outros apontam uma origem inglesa, do século 19, de uma carta que era chamada de “Imperial bower”, que vencia todas as outras.

O baralho possui uma longa história e retrata figuras importantes em suas cartas. Ficou ainda mais interessante jogar agora, não é mesmo? Guarde essas informações e surpreenda seus amigos! Ah, e aproveite também para dar uma jogadinha no nosso site!

COMPARTILHE

Posts Relacionados

Pesquisar

Facebook NetCartas

Google Plus NetCartas