Site NetCartas

Série NetCartas: Conheça tudo sobre Buraco

Um jogo de cartas sempre cai bem, seja numa tarde chuvosa, numa noite de insônia ou simplesmente quando bate uma enorme vontade. E para que estes momentos sejam bem aproveitados, que tal entender tudo sobre uma das modalidades mais famosas, o Buraco?

Origem

As origens do Buraco não podem ser determinadas com precisão. Como história oficial, ele nasceu no Uruguai, nos idos de 1940, quando um médico e um arquiteto (Segundo Sanchez Santo e Alberto Serrato) buscavam um jogo mais ágil e dinâmico do que o bridge. Deram a ele o nome de Canasta – cujo nome, reza a lenda, vem da cesta de pão (canasta, em espanhol) onde eles guardavam as cartas.

O fato é que o jogo rapidamente cruzou as fronteiras e se acabou repaginado em terras brasileiras. Ou seja, o Buraco é nosso.

Objetivo

O Buraco (também conhecido como Biriba ou Canastra) é um jogo do tipo matching, ou seja, em que se pontuam os valores das cartas ‘baixadas’ em sequências de um mesmo naipe. Ganha o jogo a pessoa (ou dupla) que fizer mais pontos.

Funcionamento

As regras do jogo são relativamente simples. É possível jogar individualmente (contra dois ou três oponentes) ou em dupla.

naipes

Para jogar são necessários dois baralhos anglo-americanos (formados por quatro naipes: copas, ouros, espadas e paus) de 52 cartas somados, opcionalmente, aos coringas. Os jogadores, no início da partida, recebem onze cartas na distribuição.

A mesa é composta por:

mesa

  • Monte: determinado após a distribuição da rodada inicial para os jogadores e dos Mortos. Ficam no centro da mesa;
  • Morto: composto por dois montes de 11 cartas em cruz, localizados à esquerda do Monte;
  • Lixo: à direita do monte, são as cartas descartadas pelos jogadores. As únicas a ficarem com a face virada para os jogadores.

Cada carta possui um valor. São eles:

pontos

  • 3 a 7, de qualquer naipe: 5 pontos;
  • 2, 8 a K (Rei) e o coringa (quando utilizado): 10 pontos;
  • Ás: 15 pontos.

A partir dessa distribuição e no decorrer da partida, os jogadores devem formar sequências, ou seja, as canastras. São elas:

Canastra Real: sequência de todas as cartas de um  mesmo naipe, de ás a ás. Vale 1.000 pontos;

Canastra Real

Meia Canastra Real: sequência de cartas de um mesmo naipe, com apenas um ás. Vale 500 pontos;

canastra2

Canastra Limpa: jogo de sequência crescente de no mínimo sete cartas de um mesmo naipe. Vale 200 pontos;

canastra3

Canastra Suja: jogo de sequência crescente de no mínimo sete cartas de um mesmo naipe, sendo uma delas substituída pelo coringa (carta 2 de qualquer naipe). Vale 100 pontos.

canastra4

O primeiro jogador deverá comprar do Monte para montar seus jogos. A partir daí os outros podem escolher comprar suas cartas de lá ou do Lixo. O sinal para passar a vez é o descarte de uma carta de seu jogo no lixo.

O jogo segue esse fluxo até que um jogador fique sem cartas (quando poderá pegar o Morto.  No caso de um jogo com 4 pessoas, cada dupla tem direito a um Morto. No caso de 3 pessoas, como só existem 2 Mortos, um jogador ficará sem. E no caso de 2 pessoas, cada jogador tem direito a um Morto).

A partir desse momento, podem acontecer duas coisas: um dos jogadores (que possua uma canastra limpa, pelo menos) poderá bater ou as cartas do Monte terminarão. Em ambos os casos, a contagem dos pontos será feita e os vencedores serão anunciados.

Contagem

Cada jogador ou dupla deverá, primeiro, somar a pontuação das canastras e depois do valor individual de cada carta. Quem bateu deverá somar a esse valor 100 pontos.

Após esse processo, serão feitas as deduções do total dos pontos das cartas restantes na mão dos jogadores. Também serão descontados 100 pontos de quem não comprou o Morto ou de quem comprou, mas não chegou a utilizá-lo.

Dicas

Está tudo muito bom, está tudo muito bem. Porém, como em todo jogo de estratégia, o importante é saber as dicas para aumentar as chances de vencer. Separamos algumas para que você preste atenção nos próximos jogos:

  • Atenção às compras! Verifique sempre as cartas compradas pelo parceiro e pelos adversários. Elas te darão uma noção boa dos jogos que seus companheiros de mesa desejam formar;
  • Poker face: tente não deixar clara a sua estratégia, para que não dificultem a sua vida segurando cartas importantes para o seu jogo;
  • Coringa: assim como na moda é legal ter sempre uma peça coringa de reserva, no jogo vale o mesmo. Segure para usar no momento certo;
  • Calmaê…: todos ali querem a vitória, mas dentro dos limites. Jogos são formas divertidas de passar o tempo, conhecer pessoas e desestressar. Perdeu? Lembre-se do ditado “Azar no jogo, sorte no amor” e seja feliz! Haverá sempre um novo jogo.

Gostou das nossas dicas? Agora é só acessar o nosso site para jogar uma partidinha de Buraco e aplicá-las!

 

COMPARTILHE

Posts Relacionados

Pesquisar

Facebook NetCartas

Google Plus NetCartas