Site NetCartas

Série NetCartas: Conheça tudo sobre Cacheta

Jogos de cartas online têm atraído cada vez mais adeptos, sendo possível encontrar várias modalidades na web. Dentre os mais procurados, um deles vem se tornando bastante popular: Cacheta.

Você já ouviu falar desse jogo? Sabe quais são as regras? Nesse texto você entenderá um pouco mais sobre as normas do Cacheta e qual seu principal objetivo. Portanto, aprenda como jogar e fique pronto para encarar o desafio.

Como funciona

O Cacheta é jogado com dois baralhos, no estilo francês, previamente embaralhados. Os jogadores podem ter 108 cartas em mãos, porque nesse jogo os Curingas são utilizados também. O carteador mistura as cartas do maço, corta o baralho e começa a distribuição entre os jogadores. Cada pessoa recebe nove cartas.

Depois da distribuição das cartas, os jogadores devem revelar aquela que está no topo do monte, conhecida como “a Vira”. O primeiro a jogar compra uma carta do maço localizado no centro da mesa e descarta outra para a lixeira.

monte_mesa

O jogador seguinte tem a possibilidade de comprar uma nova carta do maço ou pegar para si a última descartada na lixeira. Quando o participante achar que tem condições de jogo para bater, ele pode pular sua vez e não comprar nenhuma nova carta. No entanto, se ele pular a vez e não conseguir bater, perde pontos e fica em uma posição de desvantagem no jogo. A partida termina quando alguém bate. Nesse jogo, antes de bater é preciso avisar que está em boa situação e “furar a fila” do jogo.

 

O objetivo

Para bater e vencer a partida, o jogador precisa formar trincas ou sequências de cartas.  Uma trinca é formada quando se tem três cartas iguais mas de naipes diferentes. Por exemplo: três de paus, três de espadas e três de copas. Também existe a possibilidade de se formar uma trinca com uma ou duas cartas de naipes iguais, ou ainda uma sequência numérica crescente, com três ou mais números do mesmo naipe. Por exemplo: dois de copas, três de copas, quatro de copas e assim sucessivamente.

trincas

No Cacheta, o jogador também vence se acabar com as cartas que tem em mãos. Além disso, é preciso zerar a pontuação inicial, que é de dez pontos.

O papel do Curinga

Como já mencionamos, nesse jogo as cartas Curingas são utilizadas. Ele pode representar qualquer carta no baralho e é a mais valiosa, uma vez que ajuda o jogador a bater. Com um par de Curingas, por exemplo, é possível formar uma trinca ou uma sequência. Mas atenção: a dupla de Curingas não pode ser usada na mesma trinca ou sequência. Em suma, quanto mais Curingas você pega, maiores são as suas chances de vencer a partida.

curinga

Agora que você já sabe as regras e o objetivo do Cacheta, chame seus amigos para uma partida. Se eles ainda não conhecem o jogo, a solução é simples: basta indicar esse texto. Agora acesse nosso site e comece a diversão!

COMPARTILHE

Posts Relacionados

Pesquisar

Facebook NetCartas

Google Plus NetCartas