Site NetCartas

Série NetCartas: Conheça tudo sobre Sinuca

A mesinha de tapete verde e seis caçapas empresta charme a qualquer ambiente. O jogo de bilhar, mais conhecido no Brasil como sinuca, é um dos mais populares nos bares de todo o país. Mas será que você conhece mesmo esse jogo? Saiba tudo sobre sinuca agora.

Origens da sinuca

Por ser um jogo muito antigo, a história não é precisa sobre o começo da sinuca. Entende-se que ela surgiu a partir do croquet, jogo francês que consiste em acertar bolas de madeira com um martelo e fazê-las passar por aros no chão (geralmente na grama). Como a neve impedia a prática do jogo no inverno, surgiu a demanda por uma versão “indoor”, sobre uma mesa.

A sinuca como a conhecemos tomou forma no fim do século XIX. Já eram populares na época, entre militares britânicos na Índia, os jogos de bilhar, termo genérico para jogos disputados com bolas sobre uma mesa.

Confira esta ilustração da época, que mostra cavalheiros jogando na Alemanha.

 

As regras logo foram formalizadas e no começo o esporte era restrito aos sócios dos clubes ingleses. A sinuca foi ganhando popularidade e o primeiro campeonato mundial foi realizado em 1927. Um dos criadores do campeonato, Joe Davis, venceu todas as edições até se aposentar. Na era moderna, o maior campeão é o escocês Stephen Hendry (hoje aposentado), com sete títulos mundiais. Assista aqui a um vídeo de Hendry em ação.

É coisa nossabola8

A sinuca brasileira é bem diferente daquela jogada no resto do mundo. Nós usamos apenas uma bola vermelha, enquanto no campeonato mundial elas são quinze. Lá fora, os jogadores devem alternar o encaçapamento das vermelhas com as bolas de outras cores. Aqui, na maioria dos lugares, o primeiro jogador a derrubar uma bola ímpar fica responsável por todas desse tipo e vice-versa. A versão aqui do NetCartas, a 8 Ball, reflete essa preferência brasileira, que resulta em um jogo mais curto e mais rápido. A famosa Bola 8 deve ser atacada por último.

Mestres do taco

Walfrido Rodrigues dos Santos

Walfrido Rodrigues dos Santos

Para muitos fãs, o maior jogador brasileiro de sinuca de todos os tempos é Carne Frita, apelido de infância do sergipano Walfrido Rodrigues dos Santos. Verdadeiro artista do pano verde, Carne Frita derrotou todos os malandros dos salões do Rio de Janeiro nos anos 50. O jogador mais famoso, porém, é o baiano Rui Chapéu, que chegou a apresentar um programa de televisão. Atualmente a bola está com o carioca Igor Figueiredo, hexacampeão brasileiro que já figurou no ranking entre os 70 melhores jogadores do mundo.

Investindo no equipamento

Assim como o golfe e o tênis, a sinuca exige equipamento de primeira para quem quer competir. Para a temporada de 2011, Igor Figueiredo empunhava um taco John Parris de 5 000 reais. Bons tacos podem ser encontrados por preços a partir de 200 reais fora do Brasil.

taco

Truques visuais

A habilidade com a sinuca também pode resultar em manobras muito legais de se assistir, mesmo fora do jogo. Veja que perícia tem o francês Florian Kohler.

E aí, gostou deste texto? Então que tal uma partidinha de sinuca?

COMPARTILHE

Posts Relacionados

Pesquisar

Facebook NetCartas

Google Plus NetCartas