Site NetCartas

Série NetCartas: Conheça tudo sobre Sueca

Um jogo de cartas é um programa que une diversão, estratégia e amizade. Algumas categorias são muito populares, dentre elas a famosa Sueca. Feita para ser jogada com quatro pessoas, ela distrai e socializa, trazendo alegria aos momentos de tédio ou naqueles dias chuvosos em que não podemos sair.

Contudo, você conhece suas regras? Sua origem? Vamos falar então um pouco mais sobre esse querido jogo de baralho para que você o compreenda melhor e tenha mais essa história para comentar com os amigos na próxima mão que jogarem!

Origem

De origem controversa, pouco se sabe sobre sua história. De acordo com alguns historiadores, a Sueca teria sido criada entre navegantes portugueses e posteriormente difundida nas suas principais colônias, como Brasil e Angola. Embora os brasileiros tivessem outros jogos de baralho de preferência, tais como o Buraco, a Tranca e o Truco, a Sueca caiu no gosto popular após algum tempo. Nas últimas décadas, sua prática se alastrou fortemente nos meios universitários, seja por ser um jogo mais agressivo, seja pelos cálculos matemáticos que ela exige.

Como jogar

Para jogar Sueca, precisamos de quatro jogadores que se dividem em duas duplas. Do baralho retiram-se as cartas de número 8, 9 e 10. Começa-se o jogo no sentido horário e cada jogador receberá dez cartas. O jogador que distribuí-las deverá virar a última para cima, de forma que todos a vejam. Essa é a carta cujo naipe determina o naipe do trunfo. Então se inicia a partida e esse naipe do trunfo será o que todos os jogadores devem seguir.

Se um jogador não tiver nenhuma carta desse naipe, ele colocará uma carta de outro naipe, mas só ganhará essa rodada a que for a mais alta sendo do exato naipe da carta inicial. Ele só pode jogar a carta de outro naipe caso realmente não possua uma do mesmo. Se a dupla adversária observar que essa regra não foi cumprida, ela pode pedir renúncia e a dupla adversária ganha quatro ponto. Quem ganhar a rodada então recolherá as cartas para sua dupla e inicia-se a rodada seguinte.

É importante ressaltar que não se pode falar durante a partida; esse é um jogo “calado”. Além disso, os jogadores não podem olhar o bolo de cartas ganhas nas rodadas, ainda que tenham sido ganhas por eles próprios. Se um jogador de uma dupla obtiver os quatro ases, a outra equipe automaticamente perderá a rodada.

Pontuação

Quem fizer mais de sessenta pontos ganha o jogo. As pontuações por cartas são:

  • Ás = onze pontos
  • Sete = dez pontos
  • Rei = quatro pontos
  • Valete = três pontos
  • Dama e rainha = dois pontos
  • Dois, três, quatro, cinco, seis = zero pontos

Ficou com vontade de jogar?

Como você pode observar, esse jogo requer estratégia e inteligência, além de ser muito divertido. Você curtirá com os seus colegas muitas noites de disputa e emoção, além de, de quebra, treinar seus conhecimentos matemáticos. Agora que você sabe as regras, não perca mais tempo: arrume o baralho, prepare a mesa, convide seus amigos e comece logo a diversão!

 

COMPARTILHE

Posts Relacionados

Pesquisar

Facebook NetCartas

Google Plus NetCartas