Site NetCartas

Série NetCartas: Conheça tudo sobre Tranca

 

Alguns jogos de baralho se tornam tão populares e disseminados a partir de tantos lugares que é quase impossível determinar sua origem. Isso, claro, não diminui a emoção e o entretenimento que eles são capazes de oferecer. E é justamente isso o que acontece com a Tranca, jogo de estratégia empolgante, que possui regras e jogabilidade parecidas à do Buraco ou Canastra. De fato, o jogo que também é conhecido como Canastra Argentina, Chilena ou Uruguaia, possui pequenas diferenças em relação ao Buraco.

Entretanto, algumas modificações nas regras, provavelmente feitas por muito jogadores de Buraco ao longo do tempo, serviram para tornar o jogo de Tranca mais dinâmico e veloz. Saiba, neste post, os modos de jogar e regras mais comuns para você se transformar num expert.

As regras do jogo

A tranca pode ser jogada por duas ou quatro pessoas. Na primeira modalidade são dois oponentes, enquanto na outra são duas duplas e, em ambas, os adversários disputam para saber quem consegue fazer mais pontos. No caso da partida com quatro pessoas, seu parceiro será aquele que estiver exatamente acima de você na mesa de jogo.

São 108 cartas formadas por dois baralhos comuns (sem o Joker). Destas, 11 são distribuídas para cada jogador e mais 22 são divididas igualmente em dois montes separados conhecidos como “morto”. A partida se inicia após a distribuição automática das cartas pelo sistema. A partir daí o primeiro jogador deverá, de maneira automática, comprar uma carta no monte (formado pelo restante das cartas). Caso esteja satisfeito com a compra, ele deve se desfazer de outra carta de sua mão, descartando-a no lixo (novo monte que vai sendo formado pelos descartes).

mesa

O descarte funciona como uma espécie de sinal de que o próximo jogador pode iniciar seus movimentos de partida. Ele poderá realizar um compra direta no monte ou comprar do lixo. Caso opte pelo lixo, ele deverá utilizar a primeira carta para descer um jogo da sua mão e, somente depois, utilizar as demais cartas. Ganha a partida quem acabar com todas as cartas da mão e, consequentemente, “bater”.

Formas de descida

Para baixar um jogo da sua mão você deve possuir sequências delimitadas de cartas. Um jogo pode ser formado por três ou mais cartas do mesmo naipe, ordenadas em sequência numérica direta ou três ou mais cartas do mesmo valor, independentemente do naipe (conhecidas como trinca).

Ao longo do jogo, a equipe ou o jogador vai adicionando mais cartas com o objetivo de formar uma canastra, sequência de sete ou mais cartas do mesmo naipe ou sete cartas do mesmo valor. Ela pode ser limpa e valer 200 pontos ou composta por um coringa (os números 2 podem substituir qualquer carta) e valer 100 pontos.

canastras

A grande diferença em relação ao buraco é a regra do 3 (que dá nome ao jogo). Isso porque uma trinca do número 3 composta pelos naipes vermelhos equivale, ao final da partida, a cem pontos adicionais para quem tiver pelo menos uma canastra. Já o número 3 em naipes pretos tem o poder de trancar o lixo, isso é, após alguém descartar um três preto, o oponente terá a obrigação de comprar diretamente do monte, sem utilizar as cartas do descarte.

Contagem dos pontos

Ao final de uma partida (que pode ser encerrada por uma batida ou pela ausência de cartas no monte principal), os jogadores ou equipe têm de contar o valor das cartas. Isso se dá tanto pela sequência: canastra limpa (200 pontos), canastra suja (100 pontos), trinca de três vermelho (100 pontos), batida (100 pontos), quanto pelo número de cartas (cada uma vale 10 pontos). Também há dedução do número de pontos, que são descontados contando aquelas cartas que restaram nas mãos de quem não bateu. Além disso, a equipe ou jogador que não “pega o morto” também tem de pagar 100 pontos. Ganha a equipe ou jogador que obtiver o maior número de pontos possível.

Agora que você já conhece tudo sobre Tranca, que tal começar um jogo online no nosso site? Depois volte ao blog para contar como foi a partida!

 

COMPARTILHE

Posts Relacionados

Pesquisar

Facebook NetCartas

Google Plus NetCartas