Site NetCartas

Série NetCartas: Gin Rummy, um jogo em ascensão

Gin Rummy-unnamed

Nos dias de hoje, todas as pessoas tentam arrumar um jeito de diminuir o estresse. Poucas atividades cumprem tão bem esse papel quanto um jogo de cartas. Essa forma simples de distrair a mente é rápida, eficaz e barata, e é uma bela opção para quem quer apenas ter momentos de diversão e lazer. Um jogo que está se tornando cada vez mais conhecido é o Gin Rummy. Quer aprender suas regras e entrar em seu universo de diversão? Confira o texto a seguir.

Gin Rummy

O Gin Rummy é um jogo desenhado para duas pessoas. Você precisa de um baralho completo de 52 cartas e também de papel e caneta para anotar a pontuação. O objetivo de cada um é completar grupos de três ou quatro cartas do mesmo valor, ou três ou quatro cartas consecutivas do mesmo naipe.

O primeiro grupo leva o nome de trinca (mesmo que sejam quatro cartas) e o segundo leva o nome de seqüência.

Pontuação

Os ases valem 1 ponto, cada figura vale 10 e as outras valem seu valor de face. Cada trinca ou seqüência precisa ser formada por três cartas pelo menos e não pode se usar a mesma carta em grupos diferentes. Quem somar primeiro 100 pontos vence.

Como dar as cartas e jogar

Primeiro corta-se o baralho e cada jogador tira uma carta. Quem tirar a mais baixa dá as cartas. Na próxima partida, o vencedor realiza a distribuição. Cada jogador recebe dez cartas. O resto do baralho fica na mesa, voltado para baixo com a carta de cima aparecendo.

Então o jogador que inicia pode escolher a carta exposta. Se não gostar, pode  pegar  a seguinte do monte, descartando sempre uma que não deseja.

O jogo continua então de maneira alternada, com cada participante pegando ou a carta de cima do monte, ou do lixo. Toda vez que pegar uma carta, seja em qualquer lugar, precisa descartar no lixo.

Quando um dos jogadores tiver feito muitas seqüências ou trincas, pode terminar o jogo batendo, e isso é literal, pois nesse momento ele precisa dar uma pancada na mesa expondo tudo que tiver na mão. Isso só pode ser feito após apanhar uma carta e descartar outra. Caso ele não deseje, pode continuar até o último descarte, e deixar a mão apenas com trincas e seqüências. Nesse momento ele terá feito o  gin!

O grande segredo para ser um vencedor nesse jogo é saber a altura ideal para bater. Fique ligado nos descartes do adversário e vá lendo atentamente o jogo de acordo com as cartas que vão saindo. Não marque bobeira e vá formando em sua mão trincas e seqüências e se livrando de tudo aquilo que não for útil. Assim, além de diversão garantida, sua vitória será certa!

E você, conhecia Gin Rummy? Convide seus amigos para se divertir com vários jogos no NetCartas!

 

COMPARTILHE

Pesquisar

Facebook NetCartas

Google Plus NetCartas