Site NetCartas

Você conhece as diferenças entre Buraco, Buraco Fechado e Buraco STBL?

buraco-blog

Quando se vai jogar Buraco com os amigos, você está acostumado com algumas regras, que fazem este jogo ficar muito divertido e competitivo. Mas às vezes você vê outras pessoas jogando de maneira diferente, com outras regras e objetivos do jogo, e fica até um pouco confuso… Como pode isso?

É porque existem várias modalidades de Buraco! Que tal conhecer as diferenças entre elas e ficar craque nas cartas?

O Buraco Aberto

Também conhecido como Canastra, este jogo de cartas pode ser jogado com dois ou quatro jogadores, quando duas duplas são formadas, e as cartas do lixo são todas visíveis – e por isso o jogo é chamado de “aberto”. Este é o jogo padrão e mais básico, com as convenções que são mais populares: admite-se a carta Joker (“curinga”), a carta 2 de qualquer naipe pode ser usada como curinga, e existem dois mortos para pegar quando um participante de cada dupla se desfaz de todas as cartas de sua mão.

O grande diferencial desta modalidade está no fato de que uma dupla só poderá bater se tiver uma canastra limpa (ou seja: uma sequência de sete cartas ou mais, que sejam do mesmo naipe e não apresentem curinga). Além disso, ao longo do jogo não valem as trincas, também chamadas de “lavadeiras”, que são cartas que tenham o mesmo número ou valor (como, por exemplo, três cartas “7” de naipes diferentes, ou três “Reis” de naipes variados).

O Buraco Fechado

Nesta modalidade, as coisas ficam um pouco mais difíceis, as estratégias mudam bastante, e é preciso ficar atento para se adaptar aos estilos de jogo de cada participante. Aqui, a trinca passa a valer e é possível bater tendo somente canastras sujas (ou seja, com curingas inseridos nas sequências).

Mas a principal diferença, a qual dá nome a esta variante do jogo, é que o lixo é fechado, o que significa que os participantes não poderão ver todas as cartas que estão nele. Quem estiver na vez de comprar da mesa ou do lixo terá que ter boa memória, pois só visualizará a carta que estiver no topo da pilha do lixo, e só poderá comprá-lo se usar esta carta visível para fazer algum jogo – fazendo uma compra justificada.

O Buraco Fechado STBL

Nesta modalidade, as regras básicas permanecem: o número de participantes, a distribuição das cartas e o objetivo da competição, que é fazer mais pontos, baixando-se canastras e outros jogos. Como o próprio nome já sugere, o lixo continua fechado, podendo-se visualizar apenas a carta do topo e seguindo a mesma ideia da variante anterior, o que quer dizer que o jogador da vez só poderá comprar justificadamente, fazendo jogo com a carta visível (que estiver no topo da pilha do lixo).

Só que neste tipo, as trincas voltam a ser proibidas, fazendo com que os participantes tenham que esperar mais um pouco para montar seus jogos para baixar. Além disso, só é possível descartar toda a mão para bater o jogo se o participante ou a dupla tiver montado pelo menos uma canastra limpa, o que faz dessa modalidade ainda mais puxada, astuciosa e gostosa de se brincar. Dessa forma, o STBL significa: “sem trinca” e “bate com limpa”.

Agora que você já conhece como funcionam as regras de todas as modalidades de Buraco, vai ficar mais fácil de escolher a sua preferida para jogar! De qual você gostou mais? Deixe sua opinião nos comentários!

E então, curioso para saber mais sobre Buraco? Jogue Buraco grátis no NetCartas!

 

COMPARTILHE

Posts Relacionados

Pesquisar

Facebook NetCartas

Google Plus NetCartas